Reportagem: Poluição em escolas de Diadema, na Grande SP, é quase três vezes maior do que o recomendado, aponta pesquisa | Jornal SP2 da Globo

Uma reportagem exibida no dia 06 de julho DE 2022 no jornal SP2 da TV Globo, falou dos resultados iniciais de um estudo que analisa o impacto da poluição do ar de Diadema na saúde de crianças. O estudo é desenvolvido por uma entidade sem fins lucrativos do Chile e coordenado no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade (ISS). 

 

A iniciativa está contando com a participação de cinco escolas públicas de Diadema, na Grande SP, que receberam equipamentos para monitorar os poluentes. Os primeiros resultados (de dados coletados entre janeiro e março deste ano) mostraram um nível de poluição muito acima do normal.

 

Segundo Evangelina  Araújo  Vormittag, diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade, em 30 dos 90 dias medidos, o nível da poluição do ar na média diária ultrapassou o que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O nível de poluição na cidade está em 40 microgramas diários de poluentes, segundo a OMS – o normal seria 15 microgramas.

 

Com o nível de poluentes ultrapassando o nível normal, principalmente, as crianças podem ficar doentes, por serem mais suscetíveis ao ar tóxico. Afetando não apenas a qualidade do sistema respiratório delas, mas vários sistemas do organismo.

 

A próxima etapa da pesquisa tem o objetivo de discutir com a prefeitura de Diadema ações para diminuir a poluição do ar perto das crianças. Bruna Vieira, jornalista responsável pela reportagem, cita que o estudo aponta como principais fontes de poluentes na região a alta circulação de veículos pesados e poluentes e a localização de Diadema em uma área industrial.

 

A prefeitura de Diadema informou que vai avaliar os estudos para colocar ônibus elétricos em todas as linhas municipais. 

 

Confira aqui a reportagem na íntegra.

Quem Somos

Uma campanha pela eletrificação do transporte público brasileiro.

Postagem Rescente

Compartilhe