A E-BUS RADAR é uma plataforma colaborativa e atualizada regularmente que monitora e faz o georreferenciamento das frotas de ônibus elétricos no transporte público de cidades da América Latina. Além disso, promove a transparência de dados e quantifica as emissões de CO2 evitadas graças à operação desses veículos (a metodologia para calcular as emissões foi desenvolvida pelo IEMA em parceria com o ICCT). A plataforma conta apenas com dados dos sistemas em funcionamento em abril de 2022 que já contavam com ônibus elétricos em sua frota urbana.
O projeto também mostra uma projeção realizada pelo C40 do potencial para evitar mortes prematuras, devido a melhoria da qualidade do ar, se todos os ônibus fossem elétricos. Além do mais, a E-BUS RADAR pontua quais cidades possuem licitações em andamento para uma implementação significativa de ônibus elétricos.
O Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABMOB UFRJ) é responsável pela concepção e desenvolvimento do projeto. Para isso, conta com a parceria da Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator (ZEBRA), da C40 Cities, do Conselho Internacional sobre Transporte Limpo (ICCT) e da P4G. Conta com a colaboração do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Conheça a plataforma aqui.